2022 é o ano da Avita!
2022 é o ano da Avita!

Queridos Colaboradores,

2022 é o ano da Avita.

 

Desde o nascimento do projeto Avita em 2019, sempre foi muito claro para mim e para os sócios que nossos desafios seriam grandes. Nossa determinação e ambição em transformar um segmento, dentro de um mercado historicamente atrasado e permeado de paradigmas a serem quebrados, passariam por algumas etapas, e na medida do possível tentamos prever as adversidades.

Mas como em tudo na vida, é impossível controlar todas as variáveis… Seja em nossa vida pessoal, familiar, profissional, nas pequenas ações do dia a dia ou em qualquer cenário, seria muita arrogância para não dizer burrice acreditar que teríamos tudo sob controle. Sabíamos disso e estávamos preparados para contornar questões que poderiam surgir, sobretudo questões inerentes aos desafios de se empreender no Brasil e desafiar o mercado de seguros com tecnologia. Mas não contávamos com uma pandemia que nos acompanharia logo nos primeiros passos.

O Portal Avita entrou em produção no dia 02.04.2019, 101 dias após a constituição da Avita, e de abril de 2019 até o início da pandemia do Covid-19, poucos meses se passaram. Não cabe aqui discorrer sobre a pandemia e os inúmeros problemas dela decorrentes, pois este tema foi exaustivamente noticiado nos últimos dois anos e todos nós passamos por eles de alguma forma. Mas cabe sim refletir sobre como lidamos, nos adaptamos e evoluímos com essa adversidade monstruosa e sem precedentes.

De acordo com o Blog do IBRE da Fundação Getúlio Vargas – FGV, o recuo da economia, o desequilíbrio nas contas públicas, a necessidade de apoio aos desfavorecidos por meio de programas sociais, e as diversas ondas do vírus tiveram impactos devastadores no cenário econômico e social no país. O Brasil parou…

Assim que a pandemia foi deflagrada, tivemos que praticar o significado da palavra resiliência.  No dicionário, resiliência se define como a capacidade natural para se recuperar de uma situação adversa, problemática, superação. No sentido figurado é a capacidade de quem se adapta às intempéries, às alterações ou aos infortúnios. Não foi algo que só a Avita teve que lidar durante esse período, obviamente, mas, modéstia à parte, executamos muito bem nossa missão e atribuímos este feito à capacidade de nossa equipe em se adaptar e se reinventar

O Home Office, por exemplo… Um tema antes polêmico teve que ser executado de uma hora para a outra, criando uma ruptura no conservadorismo corporativo. O Home office não trouxe apenas uma mudança na forma física de trabalho, mas trouxe principalmente, uma nova forma de relacionamento entre as partes que compõem o ecossistema corporativo.

Empregados e empregadores, clientes, áreas comerciais e de atendimento e todo o relacionamento interpessoal teve que se adaptar. De um dia para o outro, o teletrabalho foi imposto. O que antes era um tabu passou a ser o status quo.

Todos os anos, um dos mais importantes nomes do segmento de Private Equity global, Mr. Larry Fink – CEO da BlackRock, publica uma carta aberta aos seus CEOs e acionistas sobre temáticas diversas. Trata-se de uma publicação com a visão de negócios de um profissional com tamanho prestígio e experiência. Como não poderia ser diferente, este ano, nas palavras de Larry Fink:

Foto de Larry Fink

“Nenhuma relação foi mais alterada pela pandemia do que aquela entre patrões e empregados. (…) As empresas esperavam que os trabalhadores viessem ao escritório cinco dias por semana. A saúde mental raramente era discutida no local de trabalho. (…) Esse mundo se foi.”

– Mr. Larry Fink, CEO da Black Rock, em tradução livre

O choque da pandemia deu lugar a novas possibilidades, às quais fomos nos adaptando conforme eram percebidas. Possibilidades se abriram, por exemplo, na medida que não havia mais a necessidade de procurarmos os melhores talentos apenas em uma ou outra região, passando a ser o Brasil um lugar menor e mais próximo pelas telas das videoconferências.

Na Avita, muitos foram se conhecer pessoalmente após 2 anos. Outros ainda nem se conhecem, mas já se sentem próximos e conectados. Temos os melhores conosco e sem fronteiras. Nosso time cresceu e se desenvolveu!

Observamos que, de uma hora para a outra, sobrou mais tempo para os executivos das renomadas empresas aceitarem nosso convite para ouvir algo novo. Se antes demoraria meses para uma agenda pessoal, por videoconferências achamos nosso espaço e fomos atendidos. Se antes gastávamos horas em deslocamentos, trocamos esse tempo por 6, 8 ou 10 reuniões por dia. E da mesma forma, nossos futuros clientes, sem oferecer cafezinho, em 20 minutos nos ouviam com atenção.

Acho que já abordei esse tema antes em nossas reuniões trimestrais, mas vale relembrar por sua importância. Segundo Darwin, em sua teoria evolutiva publicada em 1859, sendo provavelmente o mais proeminente tópico a Seleção Natural, “os indivíduos que herdam características que lhes conferem vantagem de sobrevivência, apresentam maior chance de desenvolver-se e reproduzir-se, passando essa característica vantajosa aos seus descendentes. Aqueles que apresentam características menos vantajosas, apresentam menos chance de sobrevivência e de reprodução.”

Traçando um paralelo com a Avita, nascemos diferentes, ágeis, leves e em sintonia com nosso tempo… evoluídos sob o ponto de vista Darwiniano. Somos incansáveis na ideia de que podemos fazer melhor sempre e aportar cada vez mais valor aos nossos clientes pela tecnologia e pelo conhecimento técnico de nossos profissionais. Acreditamos que estamos adaptados a uma nova realidade que não retrocederá.

Darwin, ainda afirmou que “espécies inteiras podem ser extintas pela natureza e o surgimento de novas espécies, ganhando terreno sobre outras, mais antigas. É parte do processo de evolução”.

O fato de espécies desaparecerem não quer dizer que seja necessariamente ruim ao meio, pelo contrário. Voltando ao paralelo corporativo, a adaptação pressupõem melhores práticas, melhores entregas, gestão e, de forma geral, ganho em eficiência a toda uma cadeia, possibilitando àqueles que ficam, maior longevidade a cada ciclo.

São incontáveis as empresas que ao longo da história foram lembradas como expoentes em seus tempos de existência e, paradoxalmente, os maiores fracassos algum tempo depois. A Kodak, provavelmente a mais conhecida empresa do ramo de fotografia, liderou o mercado por quase todo século XX e faliu em 2012 por desconsiderar a disrupção da fotografia digital. Nesse mesmo balaio, outros nomes muito conhecidos como a Xerox, Blackberry e BlockBuster desapareceram pelo fato de não terem conseguido se adaptar a tempo de se tornarem obsoletas e desconectadas em seu tempo.

Em suma, “não é o mais forte nem o mais inteligente que sobrevive, mas sim aquele que melhor se adapta às mudanças”.

 

Dito tudo isso, como acordamos em 2022?

Sob o aspecto das pessoas, fortalecemos nosso time com os melhores profissionais do mercado, abrimos novas áreas e diversificamos produtos sob o comando de profissionais renomados. Continuamos com o lema de poucos e bons, ou seja, sob a perspectiva de pessoas nas áreas de Tecnologia, Informação, Comercial, Financeiro, BackOffice, Relacionamento, estamos mais preparados do que nunca e do que nossos concorrentes. Temos os melhores no time Avita!

Sob o aspecto dos clientes, conquistamos mais de uma centena de novos clientes em 2021 e em mais alguns meses superaremos a marca de 300 grupos econômicos na base, uma verdadeira máquina comercial em favor da Avita, consolidando os mais importantes nomes empresariais nacionais e internacionais e mais de 65 empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo – B3. Isso tudo com menos de 3 anos de vida da nossa Avita – Que orgulho, que conquista!

Sob o aspecto de resultados, atingimos nossas metas programadas para 2021, mesmo ainda sob os efeitos negativos da pandemia que não acabou. A paralisação do Poder Judiciário e esferas administrativas fiscais também impactaram negativamente a demanda de apólices de seguro, em especial no produto Seguro Garantia Judicial, cuja dependência da Avita é alta. Mesmo assim, atingimos nossos objetivos!

Por fim, com tanto aprendizado em tão pouco tempo, cenários adversos e imprevisíveis, acredito cada vez mais que devemos nos manter firmes ao nosso propósito e a nossa cultura como empresa. Não vamos conseguir controlar tudo à nossa volta sempre, mas vamos nos adaptar em cada passo da caminhada desde que estejamos firmes e alinhados em nosso propósito e em nossa cultura. 

O que nos move e nosso jeito de fazer são únicos, e isso sim controlamos.

Obrigado a todos pelo empenho e dedicação no ano de 2021.

Estamos adaptados, firmes em nosso propósito e cultura, e mais fortes do que nunca para 2022.

 Adriano Almeida – CEO

Fev 2022.