/  Artigo   /  Artigo 01 – 2 anos de AVITA carta aberta – “Apólice emitida com sucesso…”
Apólice emitida com sucesso

Artigo 01 – 2 anos de AVITA carta aberta – “Apólice emitida com sucesso…”

No dia 02 de abril de 2019, as 9h da manhã em ponto, a primeira apólice de seguro garantia judicial foi emitida pelo Portal Avita, marcando o início de uma importante jornada. A emissão foi acompanhada por toda equipe da Avita na época: eu, Daniela Durán, Rodolfo Fonzar, Ana Coutinho e um time de Tecnologia ainda pequeno em tamanho, mas gigante em atitude e capacidade de execução.

A primeira emissão representava um duplo desafio para a equipe. Obviamente, ser a primeira emissão oficial via API , totalmente on-line, seria o primeiro desafio. Mas, dias antes, havíamos conquistado a confiança de uma executiva recém-chegada na maior empresa do setor de aço do Brasil. Apresentamos com entusiasmo todas as ideias que acabavam de sair do papel – ou melhor, dos códigos – e, na vida, estar na hora certa, no lugar certo, com o produto certo pode fazer total diferença. Fomos contratados!

Nesse mesmo período em 2019, se formava no Brasil um importante grupo, autodenominado como Grupo de Eficiência Jurídica. Essa turma brilhante de advogados estava cansada do modelo tradicional das áreas jurídicas e, cheia de ideias inovadoras, pretendiam mudar o status quo dos departamentos jurídicos das empresas. Essa executiva incrível que eu mencionei acima é uma das fundadoras.

Voltando para a AVITA, os testes finais foram realizados no dia anterior e tudo saiu conforme o planejado, mas como sabemos, treino é treino e jogo é jogo, e aquele dia seria a nossa prova de fogo!

Então, às 9h, apertamos o botão “emitir apólice” e, em aproximadamente 30 segundos, apareceu a mensagem que tanto aguardávamos:

Durante a etapa de criação, desenvolvimento e execução, algo muito forte podia ser sentido na equipe e que certamente foi o motor propulsor para que em 101 dias o Portal Avita fosse concretizado. Essa energia, essa força, esse algo a mais era a confiança que tínhamos uns nos outros e na ideia de que estávamos fazendo algo realmente inovador e que poderia fazer a diferença aos nossos futuros clientes, parceiros seguradores e partes relacionadas deste ecossistema.

Criamos a primeira plataforma on-line de emissão automática, controle e gestão de seguro garantia. O Portal Avita realiza cotações em todo o mercado segurador e apresenta, em segundos, as melhores possibilidades e valores. O sistema permite consolidar e controlar todas as apólices e minutas emitidas, vencimentos, renovações, cancelamentos e limites com cada seguradora de forma automática, desburocratizando toda a cadeia envolvida na contratação das apólices.

Me recordo de um ex-chefe que repetia frequentemente uma frase de Charles Darwin em todas as ocasiões em que eu o encontrava e lhe contava sobre algum problema em dada situação. E assim ele dizia:

“Adriano: ‘Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças!’”

E, de fato, essa frase passa a fazer cada vez mais sentido na medida que o Portal Avita se desenvolve e apresentamos as novidades aos nossos clientes e futuros clientes, pois o mercado mudou. Conseguimos entregar a mesma coisa, mas de uma forma totalmente diferente e adaptada ao novo momento.

Para se ter uma ideia, em 2020, plena pandemia, conquistamos 101 grandes grupos econômicos (160 CNPJs) e nos tornamos líderes em volume de emissão de apólices no segmento de seguro garantia, com mais de 25 mil documentos emitidos. Grandes grupos econômicos, líderes em seus setores e que estavam acostumados a fazer a mesma coisa, do mesmo jeito, por muitos e muitos anos, com os parceiros tradicionais do mercado, nos contrataram. Aliás, o número 101 certamente quer dizer alguma coisa, pois foram 101 dias para criar o Portal Avita e 101 clientes em 2020.

Mas, superstições à parte, por que afinal fomos contratados por esses clientes? Em nossa visão, entendemos o problema do ecossistema de seguro garantia e desenvolvemos uma forma inovadora de se fazer a mesma coisa. A inovação representa riscos para os que estão na inércia, e a grande maioria prefere não correr. Contudo, não inovar e aceitar os padrões é muito mais arriscado para o futuro!

Agradecimento especial aos meus sócios Dani e Rod e nosso sócio investidor Prisma Capital por estarmos juntos e fazendo acontecer essa jornada…
2 anos e muito mais por vir.

 

Adriano Almeida

CEO – AVITA INSURTECH

02.04.2021

 


[1] Application Programming Interface, é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços. (Fonte: Wikipédia)